Lógica & Argumentação

APRENDA A ARGUMENTAR DE FORMA LÓGICA PARA ORGANIZAR MELHOR A SUA FALA OU REDAÇÃO

PREPARE-SE DE VERDADE COM OS NOSSOS TREINAMENTOS

AULAS DEMONSTRATIVAS

O QUE DIZEM DA LÓGICA

“Os símbolos emitidos pela fala são símbolos das paixões da alma, os caracteres escritos são os símbolos dos sons emitidos pela fala.”

Aristóteles

“O estudo da lógica é o estudo dos métodos e princípios usados para distinguir o raciocínio correto do incorreto.”

Irving M. Copi

“Essas situações simples do dia a dia envolvem o uso de princípios e habilidades lógicas básicas, sem as quais não saberíamos o que fazer, nem mesmo nas situações mais simples.”

Stan Baronett

“O pensamento lógico não seria possível sem ajuda desta faculdade tantas vezes desprezada, caluniada, abandonada às crianças e aos loucos: a imaginação.”

Olavo de Carvalho

Afinal, o que se segue de quê?

​Esse é o desafio que a Lógica procura responder.

Na argumentação, esse é a questão fundamental.

 

É disciplina cobrada em praticamente todos os concursos - e fator de desempate - além de ajudar no Português, e de reforçar a Matemática.

​Para os Filósofos é obrigatória; para os profissionais da Computação, indispensável; para o Direito, altamente recomendável.

Se você é novo neste mitiê, ou guarda dificuldades, iremos abordá-la de forma simples e intuitiva/natural, sem permitir que nos afastemos do rigor fundamental de sua construção.

​Temas recorrentes para quase todos não podem ser esquecidos: quantificação, predicados, proposição, condição, implicação, argumentos, silogismo, diagramas etc.

"a página editorial dos jornais é uma boa fonte de inferências. Os editoriais geralmente dão informação extensa (premissas) com a intenção de apoiar uma posição fortemente sustentada pelo editor."

fonte: Lógica - uma introdução voltada para as ciências, página 104 - Stan Baronett - Bookman, 2009.